Existem inúmeras técnicas e ferramentas que pode utilizar para aumentar a sua produtividade. Desde a gestão de tempo à gestão de informação há, arrisco a dizer, milhares de formas de fazer mais e melhor em menos tempo. Mas em que é que a Disney e a Google se destacam?
Quando estamos em modo de produção o nosso cérebro está constantemente a processar informação de forma ordenada e sequencial. Daí sabermos que etapas temos de seguir para que determinada tarefa seja cumprida. Contudo, e como o nosso cérebro é condicionado pelos ambientes interno e externo, o nível de produtividade depende das circunstâncias em que nos encontramos.
No ambiente interno temos o nosso estado emocional. Se estamos ou não motivados, com que energia estamos, que nível de conhecimento temos acerca do que estamos a fazer, que objetivos temos. Um dos modos de nos apercebermos do nosso ambiente interno é repararmos na nossa fisiologia e no tipo de pensamentos que temos ao desempenhar determinada função.
O ambiente externo é definido pelo espaço em que estamos, pelas questões ergonómicas, pela iluminação, pelo ruído.
O nível de produtividade depende do alinhamento entre o ambiente interno e o ambiente externo. A Disney e a Google descobriram isto mesmo: que cada tarefa de um momento de produtividade deve ser desenvolvida num ambiente externo diferente. Isto de modo a garantir que o ambiente interno consiga ser devidamente estimulado.
O famoso modelo de produtividade da Disney, a estratégia Disney, implica a existência de 3 momentos que podem ser encarados como 3 espaços:
- O da criatividade- em que a intenção é gerar ideias novas;
- O da realidade- em que o foco incide em escolher as ideias a concretizar e em criar um plano de ação;
- O da crítica- em que se procuram falhas no plano definido.
Ao mudarmos de espaço de acordo com as tarefas que executamos, adquirimos uma perspetiva diferente que em muito nos ajuda a reparar em erros e a ter um desempenho cognitivo mais elevado.
A Google também proporciona aos seus colaboradores ambientes dinâmicos de produtividade. Espaços dedicados à realização dos vários processos.
Pode experimentar hoje mesmo esta técnica. Quem o faz pode aumentar o nível produtividade em cerca de 40%.
Imagine que está a realizar um relatório. Pode escrevê-lo ao computador e na sua secretária, mas depois pode imprimi-lo e fazer a revisão noutro espaço. Aperceba-se como a sua perspetiva e a sua fisiologia mudam. Reparará em erros, em informação que falta e em informação que pode estar a mais.
Ao mudarmos o nosso ambiente, neste caso o espaço físico, estamos a fazer duas coisas que são determinantes em qualquer momento de produtividade: a dar espaço ao nosso cérebro para melhor assimilar o que estamos a fazer (é desta forma que ele procura a melhor informação para uma resposta adequada); e a estimular o nosso cérebro através de um ambiente diferente.
Se pretende aprender mais técnicas de produtividade que o levarão a fazer mais e melhor em menos tempo, convido-o a falar comigo no âmbito do Programa Aprender Para o Sucesso.
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