Nunca fui aluno de estudar muito na faculdade. Não me lembro de ter feito uma noitada a estudar por causa de um exame ou de um trabalho. Contudo, os resultados sempre foram satisfatórios e, em muitos casos, excelentes.
Demorei anos até conseguir entender por que razão a maior parte dos meus colegas e outros estudantes, que via angustiados na altura dos exames e a beber litros de café, dedicavam horas a fio a estudar enquanto eu, apenas com algumas horas de estudo, tinha os mesmos ou melhores resultados que eles. Cheguei mesmo a pensar que, finalmente, tinha sido bafejado com a estrelinha da aprendizagem.
Mas nem sempre foi assim…
Em criança, e devido a um problema de gaguez, tinha dificuldades de aprendizagem. Não era de todo mau aluno, mas tudo o que conseguia era a pulso e só após muitos dias totalmente dedicados à matéria que tinha em mãos.
A gaguez contribuíra para que a minha motivação e a minha autoestima estivessem perto do zero, perturbando assim o desenvolvimento de competências básicas ao nível da linguagem, do raciocínio lógico e da capacidade de expressão. Tinha um conjunto de bloqueios que me impediam de aprender como a maioria dos meus amigos e colegas. O meu cérebro tinha imensas dificuldades em reter informação, dado que a maioria da informação que recebia dificilmente se relacionava entre si. Os bloqueios que tinha de carácter emocional funcionavam como uma barreira. Uma parede que me impedia aprender de forma coerente tornando a aquisição e a aplicação de conhecimento uma verdadeira batalha.
Levei anos a conseguir ultrapassar estas dificuldades. Mas o facto de o ter conseguido levou-me a assumir o trabalho que diariamente realizo enquanto Reading Coach e Biblioterapeuta.
Todos somos génios. Este é o meu lema. Acredito mesmo nisto. Até ao momento não conheci ninguém que não tivesse em si a centelha da genialidade. Que, de uma forma ou de outra, não possuísse já dentro de si a magia.
O que separa um génio da pessoa comum é que o génio superou os seus bloqueios e saiu da lâmpada. A magia só acontece fora da lâmpada. Para que tal aconteça é necessário quebrar os bloqueios, os muros que nos circundam emocionalmente.
Tens dificuldades de aprendizagem? Lê com atenção o que se segue.
Normalmente um mau resultado num teste ou num exame não tem a ver com a ausência de informação ou mesmo com a escassez de recursos de aprendizagem.
Pela experiência que tenho das pessoas que me consultam, da investigação que regularmente faço na temática da aprendizagem e dos inúmeros relatórios que leio, grande parte do insucesso na aprendizagem está relacionado com duas coisas: falta de uma estratégia de aprendizagem de acordo com o perfil da pessoa e; ausência do estado certo para aprender.
Enquanto a primeira se destaca por teres uma estratégia, concebida especialmente para ti, que te permite rentabilizar ao máximo o que aprendes e como aprendes recorrendo a técnicas; a segunda determina como podes entrar no estado certo para que tudo funcione. Ou seja, a primeira só é possível quando a segunda é efetiva. Podes ter a melhor estratégia de aprendizagem. Mas se não souberes como atingir o teu estado certo a cena não vai mesmo funcionar.
Certamente conheces pessoas que têm planos muito bem estruturados, viáveis e todos os recursos para que as coisas se concretizem, mas que, por não conhecerem o seu estado certo de atuação, não têm a capacidade de os colocar em prática.
O estado certo para aprender está diretamente relacionado com a forma como nos sentimos emocionalmente. Isto implica autoconhecimento e acima de tudo exige que saibas gerir as tuas emoções. Quanto mais disponível estiver o cérebro para a aprendizagem mais e melhor aprende. Se enfrentas um qualquer dilema de carácter emocional a primeira preocupação do cérebro é resolver isso, dado que é uma questão de sobrevivência.
O teu cérebro tem por principal objetivo manter-te seguro para que continues vivo. Se tiveres uma questão emocional que ainda não se resolveu, a única preocupação do cérebro é procurar uma resposta para essa situação. Digamos que se não estiveres bem emocionalmente estás em perigo, pelo menos na questão da aprendizagem.
Muitos das pessoas que me consultam com dificuldades de aprendizagem possuem desafios emocionais que têm de ser resolvidos antes de se avançar para a estratégia de aprendizagem. Daí os meus programas fundirem Biblioterapia com Reading Coach. Primeiro limpamos os bloqueios que possam estar a impedir o processo de aprendizagem, só para depois nos focarmos na estratégia. Os resultados têm sido incríveis!
Costumo dizer que liberto génios. Sei que é uma expressão forte, mas é isto que sinto verdadeiramente. Libertar um génio é dar-lhe a oportunidade de concretizar desejos e avançar com a sua vida da forma que sempre ambicionou.
Como podes libertar o teu génio?
Para que libertes o génio que tens dentro de ti tens de te libertar dos teus bloqueios. Não há bloqueios permanentes. Tu é que os tornas permanentes. Tu é que os alimentas.
Podes contar comigo para libertares o teu génio?
Claro que sim!
Para tal, convido-te a agendar uma sessão estratégica gratuita comigo. Clica neste link www.cesarferreira.co/agendar, preenche o formulário e, caso sinta que estás verdadeiramente comprometido em superares os bloqueios que te limitam e assumires o teu génio, entrarei em contacto contigo com o agendamento da sessão.