Sabia que a forma como vê o Mundo diz muito acerca de si próprio, incluindo dos resultados que está a ter? A informação que recebe nunca entra em estado puro. Isto porque o nosso cérebro utiliza as referências internas que possui para interpretar a nova informação. Ou seja, o modo como perceciona o Mundo influencia a forma como processa e produz informação. Contudo, o contrário também é verdade, dado que a nova informação que recebe também poderá alterar a sua perceção.

Se pudéssemos entrar na mente das pessoas mais bem-sucedidas, rapidamente nos iríamos aperceber de que a questão da perspetiva é crucial para o seu sucesso. A perspetiva ajuda a criar e a manter uma visão. E talvez seja esta uma das razões para que as pessoas que têm real sucesso na vida invistam na leitura e na aprendizagem ao longo da vida.

Ler e aprender de forma eficaz pode, efetivamente, ajudar qualquer pessoa a ter uma melhor qualidade de vida. Porém, ler pode não ser suficiente. Estranho? Continue a ler…

Um ato de leitura tem de considerar três estágios para que o conhecimento adquirido seja efetivo. Na maioria dos casos ler só por ler não levará a lado algum e só fará com que o leitor perca tempo, energia e dinheiro. Daí muitas pessoas se sentirem desmotivadas no seus processos de leitura.

Os três estágios para que uma leitura podem ser definidos pela sigla ELA. Ou seja:

  1. Escolha Intencional
  2. Leitura Consciente
  3. Aplicação Estratégica

Escolha Intencional
Escolher intencionalmente um livro para ler é, acima de tudo, escolher com uma razão muito específica. Com uma intenção. Este deve ser o primeiro passo a dar antes de sequer iniciar qualquer tipo de pesquisa pelo livro que irá ler. Defina primeiro a sua intenção.

Que impacto espera que aconteça quando implementar o conhecimento adquirido? Quando estiver isto claro então escolha o livro.

Leitura Consciente
A leitura Consciente diz respeito à forma como deve ler o livro que selecionou. É neste ponto que as técnicas de leitura rápida e de aprendizagem eficaz cumprem o seu propósito.

Este tipo de leitura irá permitir com que, por exemplo, se sinta motivado com a leitura e que tenha poder de decisão sobre o que está a ler. O que quer isto dizer? Que não tem de ler o livro do princípio ao fim. Pode apenas ler o que mais lhe é vantajoso para o momento. Pode, inclusive, optar por ler seções mais rapidamente e outras mais pausadamente. Depende da informação que encontra e da forma como age com essa informação.

Aplicação Estratégica
Aplicar estrategicamente o conhecimento adquirido é testá-lo/implementá-lo de acordo com o contexto. Não lhe é vantajoso aplicar qualquer tipo de conhecimento a qualquer tipo de circunstância. Assim, aplique para que consiga perceber o impacto efetivo do conhecimento a uma situação em concreto.

Ler é muito mais do que ler.
Ler é um ato de transformação, de ganho de competência, de expansão.
Se ler os livros certos da melhor forma, certamente terá ganhos substanciais.

Este será apenas um dos temas que abordarei no Workshop Avançado de Leitura Rápida que irei dar de 30 de Novembro a 1 de Dezembro, em Lisboa.

Direcionado para um grupo restrito de pessoas é um Workshop em que sairá a ler mais rápido (sem perder retenção de informação) e muito mais preparado para gerir conhecimento de uma forma mais rápida e produtiva.

Para Saber Mais Informações e Inscrever-se no Workshop clique aqui >> Quero Inscrever-me Agora <<