Sabia que a forma como vê o Mundo diz muito acerca de si próprio, incluindo dos resultados que está a ter? A informação que recebe nunca entra em estado puro. Isto porque o nosso cérebro utiliza as referências internas que possui para interpretar a nova informação. Ou seja, o modo como perceciona o Mundo influencia a forma como processa e produz informação. Contudo, o contrário também é verdade, dado que a nova informação que recebe também poderá alterar a sua perceção.
Se pudéssemos entrar na mente das pessoas mais bem-sucedidas, rapidamente nos iríamos aperceber de que a questão da perspetiva é crucial para o seu sucesso. A perspetiva ajuda a criar e a manter uma visão. E talvez seja esta uma das razões para que as pessoas que têm real sucesso na vida invistam na leitura e na aprendizagem ao longo da vida.
Ler e aprender de forma eficaz pode, efetivamente, ajudar qualquer pessoa a ter uma melhor qualidade de vida. Porém, ler pode não ser suficiente. Estranho? Continue a ler…
Um ato de leitura tem de considerar três estágios para que o conhecimento adquirido seja efetivo. Na maioria dos casos ler só por ler não levará a lado algum e só fará com que o leitor perca tempo, energia e dinheiro. Daí muitas pessoas se sentirem desmotivadas no seus processos de leitura.
Os três estágios para que uma leitura podem ser definidos pela sigla ELA. Ou seja:
- Escolha Intencional
- Leitura Consciente
- Aplicação Estratégica
Escolha Intencional
Escolher intencionalmente um livro para ler é, acima de tudo, escolher com uma razão muito específica. Com uma intenção. Este deve ser o primeiro passo a dar antes de sequer iniciar qualquer tipo de pesquisa pelo livro que irá ler. Defina primeiro a sua intenção.
Que impacto espera que aconteça quando implementar o conhecimento adquirido? Quando estiver isto claro então escolha o livro.
Leitura Consciente
A leitura Consciente diz respeito à forma como deve ler o livro que selecionou. É neste ponto que as técnicas de leitura rápida e de aprendizagem eficaz cumprem o seu propósito.
Este tipo de leitura irá permitir com que, por exemplo, se sinta motivado com a leitura e que tenha poder de decisão sobre o que está a ler. O que quer isto dizer? Que não tem de ler o livro do princípio ao fim. Pode apenas ler o que mais lhe é vantajoso para o momento. Pode, inclusive, optar por ler seções mais rapidamente e outras mais pausadamente. Depende da informação que encontra e da forma como age com essa informação.
Aplicação Estratégica
Aplicar estrategicamente o conhecimento adquirido é testá-lo/implementá-lo de acordo com o contexto. Não lhe é vantajoso aplicar qualquer tipo de conhecimento a qualquer tipo de circunstância. Assim, aplique para que consiga perceber o impacto efetivo do conhecimento a uma situação em concreto.
Ler é muito mais do que ler.
Ler é um ato de transformação, de ganho de competência, de expansão.
Se ler os livros certos da melhor forma, certamente terá ganhos substanciais.
Leia mais artigos destes no Blog.