Escrita com propósito é assim tão importante? Bem, leia o texto.
Escrever é dos processos mais poderosos que o ser humano pode desenvolver. Escrever é registar ideias, experiências e perspetivas de uma forma estruturada. E é a partir da escrita que temos acesso à história da Humanidade, principalmente desde o início dos tempos. Porém, e embora tenha por intenção escrever, é importante considerar algumas questões.
A mensagem que queremos que outros leiam deve ser disponibilizada de modo a que o autor e o leitor consigam estabelecer um diálogo produtivo e bilateral. Escrever num só sentido faz com que o livro se perca entre todos os outros livros, como também dá oportunidade ao leitor para abandonar a obra. E você não quer isso. Concorda?
Escrever é fazê-lo com propósito. Com a intenção de ajudar quem precisa satisfazer necessidades informacionais e emocionais.
Na base de uma necessidade informacional está sempre uma necessidade emocional.
Estes são alguns pontos que sugiro que equacione ao escrever com propósito:
Determine e especifique
Assim que tiver determinado e contextualizado a sua mensagem, especifique-a. Dê-lhe um rumo para que o leitor não se disperse. Ajude o leitor a ser um bom seguidor da sua obra.
O excesso de abstração fará, em muitos casos, com que o leitor, por falta de um fio condutor e de referências/âncoras informacionais, leia o que não está escrito no livro.
Simplifique
O segredo está mesmo na simplicidade. Se o leitor já tem complexidade, pois tem uma necessidade para satisfazer, ofereça-lhe o simples. Descomplique a sua vida.
Sugiro então que escreva de forma acessível, clara e concreta. Naturalmente existirá momentos em que terá de desenvolver mais o conteúdo. Mas dê sempre primazia à simplicidade.
Seja humilde
Escrever traz-lhe um conjunto de superpoderes. Você mudará consciências, trará luz à vida de outros, transformará vidas. Contudo, seja sempre humilde. Reconheça os seus limites e os da sua mensagem. Não dê o que não tem, nem o que não sabe. Seja genuíno, sincero.
Peço que pense nestes pontos, pois os mesmos vão ajudar-lhe a ser um autor de sucesso, genuíno e com o qual as pessoas vão querer permanecer.
Escrever com propósito é escrever com sentido e com a responsabilidade de transformar a vida das pessoas para melhor.
Leia mais artigos no blog.