Estarás a ler o que realmente te expande?

Durante toda a nossa vida somos confrontados com decisões, sendo estas as principais responsáveis por estarmos, ou não, onde queremos estar. Se as decisões forem acertadas, provavelmente vivemos bem e felizes. Caso contrário, a vida torna-se um estado de ser penoso do qual, a todo o custo, nos tentamos livrar.

Ter de decidir é um aspecto comum a todos nós. A nível pessoal e a nível profissional a tomada de decisão é tão importante e essencial quanto o ter de respirar e nos alimentarmos para viver.

A qualidade da nossa vida depende da qualidade das nossas decisões

O que nos faz tomar boas decisões?
A diferença entre as boas e as más decisões é que as primeiras são bem fundamentadas e à medida do contexto. Ao invés, as más decisões não têm na sua base um conhecimento holístico da situação e, por isto, não se adequam ao contexto.

Tem de haver sempre conhecimento fundamentado numa boa decisão. A diferença entre líderes não se vê apenas pela sua capacidade de visão estratégica, mas sim pela sua habilidade em tornar essa visão em conhecimento. Será este conhecimento que, posteriormente, se aplicará na empresa.

Da mesma forma que se aplica esta ideia do conhecimento à liderança, também a podemos, e devemos, incluir em todas as outras áreas da vida.

Sou muitas vezes confrontado com pessoas que afirmam lerem muito, mas que a sua vida não avança nem um milímetro por isso. Dizem-me mesmo que chegam a ler 1 a 2 livros por semana de desenvolvimento pessoal! UAU! Tanto livro e nada de mudanças significativas?

Será que estão a ler os livros certos?
Julgo que não…

A leitura de um livro tem a ver com um conjunto de factores: motivação, técnicas de leitura, em que se inclui a leitura e a aprendizagem rápidas, aplicação e personalização de conhecimento adquirido. Contudo, a verdadeira transformação através da leitura acontece quando mudamos a nossa forma de pensar, sentir e agir.

Podes ter todas as técnicas de leitura que nada de extraordinário vai acontecer. E o que procuras num livro, quando o lês para a tua expansão pessoal, é algo de extraordinário, certo?

O que acontece dentro de nós quando lemos?
Quando lês geram-se em ti pensamentos. Estes pensamentos, após criarem imagens mentais, farão com que o cérebro produza determinadas substâncias químicas que irão dar origem a emoções. Estas emoções, por sua vez, comunicarão ao corpo como ele deve reagir. O corpo reage de certa maneira para dizer ao cérebro que está a fazê-lo como este pediu. Ou seja, o corpo reage à forma como estás a pensar.

Estás perante um ciclo de pensamentos e emoções que, ao se sincronizarem, dão origem a um estado de ser.

Quanto mais leres do mesmo, mais um determinado padrão vai ser reforçado. Daí a razão para não investirmos unicamente num tipo de leitura quando necessitamos de mudança em nossas vidas. É necessário “abanar o barco”.

Uma das coisas mais fantásticas que acontece é que, quando estamos totalmente focados na leitura de um livro, o cérebro não sabe distinguir se os pensamentos que estão a ser criados são provenientes de uma situação real ou de uma situação fictícia.

Portanto, se pretendes expansão na tua vida ou mesmo desenvolver uma competência, começa primeiro por encontrar os livros certos para que te facilitem os pensamentos adequados. Só os livros certos te darão o estado de ser certo para que possas avançar com a tua vida.

Quando estás entregue a um livro estás a viver a história desse livro. A história é tão real na tua mente que pensamentos e emoções depressa começarão a funcionar em sintonia. O teu corpo reagirá tal qual as personagens do livro. Maravilhoso, não é?

Já podes então ver o que os livros certos podem fazer por ti! Dão-te perspectiva. Novos pensamentos que te darão novas emoções. Tudo junto, um novo estado de ser. E todas as tuas decisões terão por base todo o conhecimento que tens acerca de ti.

Que estado de ser estás a cultivar? Estás a ter os mesmos resultados sempre? Não consegues a mudança que há muito ambicionas?

Possivelmente estás a ler os livros errados! Os livros que não te estão a dar novas perspectivas e que te estão a impedir de tomares as melhores decisões.

Mas como sabes que estás a ler um livro errado?
Após anos a trabalhar como especialista em leitura, sendo o principal foco a transformação de pessoas, estou confiante em afirmar que os livros errados são aqueles que não nos mudam a forma de pensar, sentir e agir. Que não contribuem para um novo estado de ser.

Para saberes se determinada leitura é a mais indicada à tua transformação (ao novo estado de ser que ambicionas) faz o teste PSA (pensar, sentir, agir) através destas 3 questões:

  1. Esta leitura está a mudar a minha forma de pensar?
  2. Esta leitura está a mudar a minha forma de sentir?
  3. Esta leitura está a mudar a minha forma de agir?

Basta um não a uma destas perguntas para saberes que estás perante o livro errado! E o livro errado está a fazer-te perder tempo, gastar dinheiro, ficares, em certa medida, pior do que estavas. Está a fazer com que decidas mal. O livro errado coloca-te em perigo.

Resultados diferentes exigem pensamentos e emoções diferentes

Pretendes certamente uma mudança consistente na tua vida. Sabes que o podes fazer através da alteração dos teus pensamentos, sentimentos e acções.

Como pode a leitura ajudar-te?
A leitura activa-te novos modos de pensar, sentir e agir, facilitando-te, deste modo, a criação de novos padrões. Só tens de saber que padrão pretendes para a tua vida. Há sempre uma leitura à tua espera. Só tens de decidir se é a mais indicada para a tua expansão pessoal e saber como rentabilizá-la.

Se pretendes elevar a tua vida a um novo patamar, sabe quais os livros certos para ti e quais as melhores técnicas para que ganhes a clareza e a coragem necessárias ao teu sucesso.