Aproxima-se a noite de Natal. Noite em que a família se reúne à mesa para a consoada e noite em que, aparentemente, todos os presentes do mundo são trocados de mãos.
Lembro-me perfeitamente do meu tempo de infância em que o Natal era, para mim, a altura mais alta do ano.
Embora as prendas fossem bons álibis para essa satisfação, era o momento ideal para ouvir as histórias dos meus pais, tios, primos, amigos. Histórias que me faziam rir, pensar e, em muitas situações, conhecer familiares e épocas dos quais tinha pouco conhecimento. Foi numa destas histórias que descobri, por exemplo, que o meu pai emigrou para a Venezuela a bordo do paquete Santa Maria.
Vendo à distância, essas noites de Natal eram sessões de Leitura em Família. Leituras que ainda hoje me preenchem a memória e o coração. Por assim dizer, foi através destes momentos que me tornei um leitor assíduo da história da minha família.
Desejo-vos que este Natal seja em família e que tudo o retirarem desse momento seja uma leitura que, mais cedo ou mais tarde, expanda a história da vossa família. Uma história cujo o fio não se perca da meada.