Quantos pais colocam a si mesmos esta questão vezes e vezes sem conta: o que fazer para que o meu filho leia?
Para muitos pais o perfil de filho ideal inclui livros, leitura e muitas outras questões culturais. Até aqui tudo bem se, como muitas vezes acontece, não se caísse no exagero.
O acto de ler engloba em si um conjunto de situações e de ferramentas que ora estão na base da leitura, ora aparecem como efeito secundário dos hábitos de leitura.
Situações de vida de identificação, de experiência, de adequação, de decisão, determinam o perfil de leitor em que uma criança se pode tornar. Não é algo estanque, pois sempre que a situação de vida se altera o perfil acompanha essas mesmas mudanças.
Nas situação de vida inclui-se, por exemplo, o processo mimético. Ou seja, o processo que a criança utiliza para criar hábitos e rotinas na sua vida. Assim, e na maioria dos casos, um pai leitor estimula a leitura no filho só pelo facto de pegar num livro e ler.
As ferramentas são os utensílios que a criança utiliza para alterar a sua situação de vida. Neste caso, a sua situação de leitor. Sejam de pesquisa, de escolha, de análise, de interpretação ou de motivação, estas ferramentas promovem o nível de literacia e a capacidade de aplicação de leituras à sua vida. Ou seja, como é que ela transporta para o seu mundo aquilo que leu!
Há uma espécie de metamorfose quando a criança deixa entrar no seu mundo a leitura. É essa transformação que altera a sua visão da vida. Prova disso é quando assumem ser domadores de dragões ou mesmo a princesa Sereia. São estas mudanças de comportamento que estão na base de todas as decisões. Desta forma é que a leitura se transforma em ferramenta.
A leitura prepara o leitor para a vida dando-lhe a habilidade de conectar os mundos imaginativo e real!!
Mas o que separa a criança da leitura? O que pode ser responsável por criar uma ponte sólida entre as duas? Motivação! Sim, motivação!!
O que leva uma criança a entrar efusivamente numa loja de brinquedos? A motivação de poder, no mínimo, experimentar todos esses brinquedos!!
A motivação não depende só de uma escolha acertada de leitura nem do contexto físico ideal para o acto de ler. A motivação parte, essencialmente, de quem promove a leitura junto de quem não tem hábitos de leitura. Nenhum pai consegue promover a leitura junto do seu filho se, quando o fizer, não tiver, além de todos os argumentos, um brilho nos olhos!
Só quem está motivado é que consegue motivar. Na leitura é exactamente o mesmo! Talvez esteja aqui a razão por demorarmos muito a implementar hábitos de leitura através das escolas, das bibliotecas, etc.
Pode haver o cenário ideal, mas quem faz a ponte é quem determina o sucesso! Portanto, ou os pais vivem a leitura de uma forma mais intensiva ou sugiro que tirem um curso de representação.
Viver intensamente a leitura é ter a capacidade de criar impactos na vida. SENTIR MESMO a vida a ser alterada para melhor!
Só mostrando o quanto a leitura é importante para ti é que podes ter o à vontade de promover a leitura.
Não se promove a leitura para o desenvolvimento das pessoas. Promovem-se pessoas através da leitura! Esta é a minha verdadeira motivação!!