Milene Domingues
Sobre a Autora
Milene Lopes Domingues nasce a 1 de maio de 1975, em Paris. Aos 4 anos vem viver para uma aldeia junto à lagoa de Óbidos, onde desde muito cedo desenvolveu uma grande ligação com a Natureza.
Iniciou o seu percurso profissional como Designer, tendo completado a Licenciatura em Design pela Universidade Lusíada de Lisboa de 2000. Nesse mesmo ano frequentou Summer School no Vitra Design Museum, orientado pelo Royal College of Art. Foi nessa altura que percebeu o quanto os objetos e espaços que nos rodeiam interferem na nossa saúde física e emocional.
Apaixonada por viagens e pela sabedoria ancestral, visitou comunidades indígenas no Brasil e de forma autodidata continua até hoje a estudar a sabedoria de povos antigos, em particular a medicina das plantas e rituais sagrados.
A busca pelo conhecimento leva-a a estudar Medicina Chinesa na UMC, presidida pelo Dr. Pedro Choy, 2010.
Fez formação em Terapia de Rotações, uma extensão da Medicina Antroposófica em 2016. Esta Terapia está baseada o desenvolvimento harmonioso do Sistema Nervoso e do Sistema Muscular.
Fez formação em Guia de Banhos de Floresta e Profissional de Medicina da Floresta, pelo Forest Therapy Institute em 2019.
O reino das plantas é o que a faz mover. Estuda a inteligência das plantas e Neurobiologia Vegetal. Fez formação em ReConnect with the Plant Kingdom, com Tigrilla Gardenia, Famanhur e em Comunicação com as Plantas e Linhas Sincrónicas com Crotalo Sesamo, embaixador e professor da Federação de Comunidades de Damanhur.
Estuda Bioenergetic Landscape, pelo Archinio, em Itália, tendo terminado o primeiro nível do curso em 2019. Neste momento está a fundar a “Ngura – Floresta de Cura”, com a intenção de plantar a primeira floresta de cura no país.
Livro
O livro “Ngura – Floresta de Cura” foi escrito com o objetivo de despertar e promover o ganho de clareza em relação ao reino vegetal, nomeadamente em relação às florestas.
Este livro nasceu de um sonho: plantar uma grande floresta de cura em Portugal que nos aproxime da Natureza. É tempo de voltares a cuidar de ti, questionando-te sobre estes seres vivos chamados árvores.
Serão as árvores inteligentes? Capazes de nos curar a nível físico e psicológico? Serão elas seres que se comunicam com o ambiente que as rodeia?
Para responder a estas questões é necessário recuar no tempo, a um tempo onde o homem e o reino vegetal eram um todo. É necessário que a ciência e a sabedoria ancestral deem as mãos e em conjunto tracem um modelo para a nova era que está a chegar. A Natureza faz parte de ti.
A intenção deste livro é a de voltares a confiar na floresta, na tua floresta interior desejosa de receber este abraço da grande mãe árvore, da grande Mãe-Terra.
Elas poderiam muito bem viver sem nós … já nós, sem elas, nunca existiríamos enquanto espécie. Elas estão aqui para nos ajudar a evoluir e a curar.
Estás pronto para as escutar?
Estou convencida de que se nos deixássemos guiar mais a partir de dentro, viveríamos num mundo diferente.