Quando ouvimos falar em escrita, normalmente associamos mais esta arte às pessoas, de forma individual, do que coletiva. Mas, na verdade, levar a escrita às empresas pode ser uma ótima estratégia para potenciar a criatividade, o foco, a organização e a resolução de problemas. Portanto, a escrita deve ser levada (e ao colo) às empresas.

E não falo apenas no storytelling utilizado no marketing, mas na escrita que, por exemplo, permite com que os colaboradores se envolvam mais na missão da empresa, no impulsionar da sua criatividade, no respeito pela sua forma de ser e de estar, no seu bem-estar enquanto indivíduos e no facto de sentirem que fazem parte da história da organização onde passam a maior parte dos seus dias.

Pesquisei por forma a perceber se havia alguma estudo que provasse, neste âmbito, que a escrita é crucial às empresas. Não encontrei. Mas arrisco a dizer, por experiência própria, que quando envolvemos, por exemplo, uma equipa na escrita de um livro sobre a organização, os benefícios são estrondosos.

Atualmente, encontro-me a trabalhar num grande projeto de uma empresa para uma grande editora e os benefícios têm sido incríveis.

Eis alguns deles:

– Total compromisso na conclusão de tarefas (neste caso, na entrega e reescrita de textos);
– Maior envolvência no core business da empresa;
– Maior entendimento e integração dos valores da empresa;
– Aumento da responsabilidade para o cumprimento de metas;
– Mais e melhor perceção da identidade e das necessidades de cada elemento da equipa;

Estes são apenas alguns dos impactos que tenho observado até este momento. Acredito que muitos outros irão surgir, pois o nível de entrega dos colaboradores tem sido incrível. Sinto que todos eles consideram estar a contribuir para algo maior.

Só imagino a felicidade de cada elemento desta equipa quando tiver o livro nas mãos…

A escrita é, realmente, uma estratégia vencedora para trabalhar equipas e aumentar o seu nível de segurança e envolvimento na empresa.

 

Crédito da imagem: StartupStockPhotosComfreak por Pixabay