[Especialmente arquitetado para empresas]
A liderança é um dos fatores mais determinantes para o sucesso das organizações. Grandes líderes têm a capacidade de tomar grandes decisões quando necessário e de expandir as suas empresas a níveis de alto rendimento. Mais depressa cresce uma pequena empresa que investe em líderes, do que uma grande empresa que não investe em liderança.
Há inúmeras formas de trabalhar a liderança. Contudo, e na base de todos esses modos de atuar, está a informação e o conhecimento.
Todos os líderes necessitam da melhor informação para saber agir e decidir. Quanto maior for o nível de literacia informacional, maior é a probabilidade de as decisões serem adequadas aos desafios.
Promover num líder a leitura e a gestão de informação é dar-lhe as ferramentas necessárias para o seu sucesso pessoal e profissional. É fazer brotar dele o seu verdadeiro potencial. E será este potencial que estará ao serviço da organização que serve.
O plano de formação que aqui se apresenta propõe uma viagem. Uma jornada em que o ganho de competências em leitura e informação dará a cada líder participante a possibilidade de evoluir para o próximo patamar quer enquanto líder da sua vida pessoal, quer enquanto líder da organização.
Como parte integrante deste plano sugere-se a criação de uma biblioteca com leituras que representam quer a visão da organização, quer o potencial humano que se pretende ver desenvolvido para o sucesso da organização.
Competências a adquirir
A formação LGC promove nos seus participantes as seguintes competências:
- Saber identificar o seu estilo de aprendizagem (como o participante perceciona o mundo; como recebe e processa informação)
- Saber identificar o seu estilo de liderança
- Saber medir o impacto do conhecimento
- Saber escolher as leituras certas de apoio ao seu crescimento de líder
- Aplicar técnicas de leitura rápida (livros; jornais e revistas; e-mails; outros documentos impressos ou digitais)
- Aumentar a sua capacidade de retenção de informação e memorização
- Saber como organizar informação de forma intuitiva e de um modo em que a recuperação de informação seja rápida e adequada à situação
- Identificar e aplicar técnicas de aumento de produtividade
Às competências aqui expostas associamos os seguintes benefícios que ultrapassam a esfera profissional e que irão ser sentidos em todas as áreas da vida de cada participante:
- Maior capacidade de liderança pessoal
- Aumento da autoestima e autoconfiança
- Aumento da capacidade de decisão
- Desenvolvimento da linguagem
- Maior capacidade para relacionar e debater factos
- Aumento dos níveis de literacia
- Aumento do poder de foco
- Maior capacidade de expressão e argumentação
- Mais clareza
- Aumento da produtividade
- Saber estar em contacto com os melhores mentores (através das melhores leituras) a qualquer hora
Plano Formativo – 8 horas
- Introdução e apresentação
- Estilos de aprendizagem
- Estilos de liderança e suas consequências
- Liderança e gestão de conhecimento
- Como medir o impacto do conhecimento na nossa vida e na vida da organização
- O que leem os grandes líderes
- Leitura rápida e Retenção de informação
- Técnicas de produtividade para aumento de resultados
- Organização e gestão eficiente de informação
- Conclusão
- Síntese
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