Um livro não promovido é um livro esquecido! E isso pode determinar toda a existência da obra.

Segundo a UNESCO são publicados, em média, 2,2 milhões de títulos por ano em todo o Mundo, sendo que 49% o são por autopublicação (dados de 2019). Contudo, e de acordo com a Forbes, apenas 1% a 2% dos livros (referentes aos 2,2 milhões) é que criam impacto no segmento de mercado a que se destinam. Ou seja, embora exista um número considerável de publicações disponível, muitos dos títulos não cumprem o propósito de chegar aos leitores para que, através da leitura, possam responder às suas necessidades.

Um dado muito importante

Antes de avançar, quero dizer-lhe que só é contabilizado como publicação um título que tenha um International Standard Book Number (ISBN) associado. O ISBN é o número de identificação de um livro em específico editado por uma editora – mesmo sendo por edição de autor – e numa certa língua (da mesma forma que o número de identificação civil é único para cada um de nós).

Seja em ebook ou livro de capa comum (suporte papel), só é viável para fins estatísticos desta natureza um título que seja registado por uma Agência ISBN (em Portugal representado pela APEL).

Publicar um livro pode se tornar numa verdadeira odisseia, pois o maior desafio pode nem ser escrever um livro, mas posicioná-lo no mercado para que, efetivamente, cumpra os seus objetivos.

Na sequência da afirmação anterior, Brian Tracy assegura que, num processo de publicação, «5% equivale à escrita do livro e 95% ao marketing».

Embora considere que a escrita de um livro de qualidade é, sem sombra de dúvida, um dos critérios para o sucesso da obra, é necessário garantir outros pontos de igual importância. Há, inclusive, profissionais ligados ao marketing de livros, como Andréa Albright, que defendem que, antes sequer de iniciar a escrita de um livro, o autor deve fazer um trabalho de pesquisa. Esta inclui pesquisar no mercado as reais necessidades das pessoas, respondendo, por exemplo, a estas perguntas: Que respostas procuram os leitores? Que dilemas querem resolver? Que temas e subtemas são mais pesquisados?

Pessoalmente conheço livros de extrema qualidade, mas que não vendem o valor que possuem. Não tem que ver com a qualidade literária, mas com a forma como o autor está disponível para defender e promover a sua obra.

Um livro não promovido é um livro esquecido! Da mesma forma, já li livros cujo conteúdo considerei muito aquém da expetativa criada pelo marketing.

Eis aquilo em que acredito:

Acredito que o melhor é garantir o equilíbrio entre a qualidade da obra e o marketing que se faz da obra. Por um lado, ter um livro escrito com qualidade, que crie real impacto em que o lê, é crucial para o propósito do autor e da sua obra; por outro, levar as pessoas até à obra, neste caso através do marketing, é determinante para que esse mesmo propósito se efetive.

Um livro não é uma evidência quando está escrito e publicado. Um livro é uma evidência quando alguém o lê.

Escrever um livro de topo sem uma boa promoção não é suficiente, da mesma forma que fazer um bom marketing sem que a obra seja de topo também não é suficiente.

Portanto, se já pensou em escrever um livro, ou se já o está a fazer, é essencial que o realize da melhor forma. Enquanto mentor de autor, tenho a legitimidade para lhe dizer que o modo como desenvolve o seu livro é determinante para o sucesso do mesmo.

Escrever um bom livro não chega

Como já aqui salientei, escrever um bom livro é insuficiente. Contudo, quero partilhar consigo algumas questões que pode fazer a si próprio se pretende, mesmo, que o seu livro cumpra o seu propósito:

  • Qual a minha intenção para publicar um livro?
  • Qual o tema e o subtema do meu livro?
  • Que necessidades têm os meus leitores?
  • Qual é o meu perfil do meu leitor? (Tente ser específico)
  • Quais os livros publicados (deste tema e subtema) que têm tido mais impacto? (Considere autores portugueses e estrangeiros. Opte por analisar os comentários e não apenas as estrelas (rating). Sugiro que faça uma pesquisa na Amazon, na WOOK e na FNAC)
  • Como pode o meu livro fazer a diferença? (É importante conhecer o máximo de obras que possam ter informação semelhante ao seu livro. Normalmente, leio as sinopses e, quando possível, leio o índice. Na Amazon e na WOOK, por exemplo, consegue aceder a um extrato de algumas obras.)

São questões simples mas que o vão ajudar a iniciar ou a continuar a escrita do seu livro da melhor forma. É importante que tenha a noção de que, diariamente, são publicados muitos livros em que alguns deles são sobre o seu tema. O que faz a diferença é a forma como o seu livro foi escrito e o modo como promove a sua obra e se posiciona, assim, enquanto autor.

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