Nem imaginas quantas pessoas me contactam por se sentirem mal. Mal por não conseguirem aprender o que querem, mal por não conseguirem ler uma linha que seja sem se esquecerem logo de seguida o que acabaram de ler.

Percebo perfeitamente essa dor. Eu próprio em tempos já passei por isso. E digo-te mais, o preço que paguei foi elevado. Sei que o meu sucesso e a minha felicidade foram adiados vezes sem conta devido à minha incapacidade de aprender e ler com qualidade.

Na vida temos sempre uma série de caminhos que podemos seguir. As nossas escolhas de hoje ditarão o ponto em que nos encontraremos amanhã. Isto é tão certo e real que a maioria de nós se tivesse uma segunda oportunidade de escolha não hesitaria em tomar um caminho diferente.

O que tem isto a ver com leitura e aprendizagem? Tudo!

O conhecimento que possuímos determina as nossas escolhas. Estar na posse do maior volume de informação permite-nos tomar decisões mais sábias. Decisões estas que nos acompanharão vida fora.

Não vou estar com rodeios. A maioria das pessoas até sabe que ler é importante. Esta nem é a questão principal. A questão central é que a maioria das pessoas sofre, pelo menos, de duas coisas: não sabe o que fazer para se sentir motivada para aprender; não sabe por onde começar quando decide aprender. É por isto que se sentem mal. Mal por considerarem que não conseguem ler mais do que uma página por dia ou por sentirem dificuldades em aprender algo novo.

Duas questões fundamentais que podem ser superadas. Não acredito que só alguns nascem com o dom da aprendizagem. Todos nascem iguais (exceto naqueles casos em que existe qualquer tipo de deficiência). Todos nascem com um cérebro que pode ser treinado e estimulado para aprender o quer que seja. Sim, o quer que seja. Não há limites.

Conhecimento, a bagagem cognitiva, emocional, mental e espiritual que nos abre a uma vida de sonho.

O conhecimento sempre teve um papel fundamental na vida das pessoas. Sem conhecimento nada acontece. Com conhecimento tudo pode acontecer.

A diferença entre uma pessoa que tem e aplica conhecimento e outra pessoa que não investe no conhecimento é brutal. O primeiro está mais próximo de atingir os seus maiores sonhos, enquanto o segundo levará uma vida vazia e rotineira.

O que falta às pessoas que querem mais conhecimento, mas que não conseguem estar no ponto certo para adquiri-lo? Que adormecem mal começam a ler, que não conseguem reter informação, que sentem dificuldades perante a aprendizagem de algo?

Há muitas respostas que podem ser dadas. Pode ter a ver com questões de energia, com a forma como aprendem, com o ambiente em que o fazem, com os objetivos que definiram, com o tipo de livros que leem,  com a hora do dia em que dedicam à leitura…. Enfim, uma série de factores que influenciam diretamente o estado mental e emocional do leitor e do aprendiz.

Contudo, há algo que podes fazer desde já e que fará absoluta diferença em qualquer momento de leitura e aprendizagem. O que podes fazer é entregar-te.

O teu nível de entrega influenciará os teus resultados. Na verdade, o resultado será sempre a forma de medida de qualquer coisa.

Ao te entregares plena e conscientemente à leitura estará tudo certo. Se leres só um capítulo por dia, tudo bem. Não te julgues. Se leres só um parágrafo, também está tudo bem. Não te martirizes. Entregares-te é deixares de dar importância às barreiras mentais e físicas. E quando sentires que a entrega é total, automaticamente o teu cérebro deixará de entrar em modo de sobrevivência e começará a estar mais preparado e maleável para a informação que receber.

Este é apenas o primeiro passo. O passo em que, sem julgamentos e crenças limitadoras, tu te entregas à leitura e à aprendizagem.

Ninguém que se sente mal por não conseguir alcançará grandes resultados na leitura e na aprendizagem. Há um conjunto de barreiras que, necessariamente, tem de ser derrubado. O resto é orientação e treino.

Portanto, começa por te entregares. O resto virá a seguir.