Se tem lido os artigos que tenho partilhado, sabe o quanto é importante investirmos na organização. Mas o que podemos aprender quando somos desorganizados? O que nos compete tirar de uma situação que, por si só, está a influenciar de forma menos positiva o nosso rendimento?

A desorganização aparece como um sintoma de algo mais profundo. De algo que está subjacente ao meu comportamento. Ser desorganizado é um comportamento, não um estado emocional ou um resultado.

Um dos maiores ensinamentos que absorvi dos meus mentores é que a forma como organizamos uma coisa é a forma como organizamos todas as coisas. O modo como, por exemplo, mantenho o meu escritório organizado diz muito acerca da forma como estou emocional e mentalmente. Isto afecta a minha produtividade o que, naturalmente, influencia os meus resultados.

Se, porventura, considera que não é uma pessoa organizada não veja isso como um fim em si mesmo, mas sim como a expressão de algo que está acontecer dentro de si. Pode não se sentir realizado(a) com o trabalho que tem, pode estar exausto(a), pode ter um forma de aprender pouco eficiente, ou pode mesmo estar a vivenciar um estado emocional negativo, fruto de uma situação tensa.

E se sempre foi desorganizado(a)? E se as coisas até resultam no meio da confusão? Há muitas pessoas que me colocam estas questões. O que respondo é que podiam estar a ter ainda mais resultados, sem stresse, e em menos tempo. E isso é bom, não é?

A única coisa que a desorganização nos pode ensinar é que não estamos bem internamente. Por isso, aprenda com a sua desorganização a ser organizado(a). Tente entender donde vem a desorganização e comece desde já a organizar as suas coisas: os papéis, os email, os livros, o seu escritório. Deite fora o que não interessa (você sabe o que não interessa). Ao “limpar” o seu espaço está a limpar a sua mente.

Se está interessado(a) em torna-se mais eficaz e ter um cérebro treinado e bem organizado para o sucesso, convido(a) a conhecer o Programa Aprender Para o Sucesso e a agendar uma sessão de esclarecimento gratuita.