Escrever é dos processos mais poderosos que o ser humano pode desenvolver. Escrever é registar ideias, experiências e perspetivas de uma forma estruturada. E é a partir da escrita que temos acesso à história da Humanidade, principalmente desde o início dos tempos. Porém, e embora tenha por intenção escrever, é importante considerar algumas questões.

A mensagem que queremos que outros leiam deve ser disponibilizada de modo a que o autor e o leitor consigam estabelecer um diálogo produtivo e bilateral. Escrever num só sentido faz com que o livro se perca entre todos os outros livros, como também dá oportunidade ao leitor para abandonar a obra. E você não quer isso. Concorda?

Escrever é fazê-lo com propósito. Com a intenção de ajudar quem precisa satisfazer necessidades informacionais e emocionais.

Na base de uma necessidade informacional está sempre uma necessidade emocional.

 

Estes são alguns pontos que sugiro que equacione ao escrever com propósito:

Determine e especifique
Assim que tiver determinado e contextualizado a sua mensagem, especifique-a. Dê-lhe um rumo para que o leitor não se disperse. Ajude o leitor a ser um bom seguidor da sua obra.

O excesso de abstração fará, em muitos casos, com que o leitor, por falta de um fio condutor e de referências/âncoras informacionais, leia o que não está escrito no livro.

Simplifique
O segredo está mesmo na simplicidade. Se o leitor já tem complexidade, pois tem uma necessidade para satisfazer, ofereça-lhe o simples. Descomplique a sua vida.

Sugiro então que escreva de forma acessível, clara e concreta. Naturalmente existirá momentos em que terá de desenvolver mais o conteúdo. Mas dê sempre primazia à simplicidade.

Seja humilde
Escrever traz-lhe um conjunto de superpoderes.  Você mudará consciências, trará luz à vida de outros, transformará vidas. Contudo, seja sempre humilde. Reconheça os seus limites e os da sua mensagem. Não dê o que não tem, nem o que não sabe. Seja genuíno, sincero.

Peço que pense nestes pontos, pois os mesmos vão ajudar-lhe a ser um autor de sucesso, genuíno e com o qual as pessoas vão querer permanecer.

 

Escrever com propósito é escrever com sentido e com a responsabilidade de transformar a vida das pessoas para melhor.

 

Se quer escrever e publicar um livro, talvez esteja no momento de dar o próximo passo. De estruturar o seu conhecimento para que este fique disponível às pessoas. Desta forma, convido-o(a) a conhecer o Programa Escreva e Publique o Seu Livro. Este programa tem ajudado muitas pessoas a escrever, a publicar e a rentabilizar o seu livro. Para tal, clique aqui: https://cesarferreira.pt/programa-escreva-o-seu-livro/.

>> Se já conhece o Programa e quer, agora, ter uma sessão de esclarecimento diretamente comigo para saber como o(a) posso ajudar, agende a sua sessão gratuita e sem compromisso aqui: https://cesarferreira.pt/agendarsessao.