Quero partilhar contigo como, através da leitura, superei um dos meus maiores desafios: A gaguez.

Ao ouvir o testemunho de Ed Sheeran que, tal como eu, enfrentou o mesmo dilema, não pude deixar de escrever sobre algo que mudou a minha vida para sempre…

A gaguez não define uma pessoa, mas durante anos deixei-me assombrar pela minha forma diferente de falar, de sentir e de estar.

Tudo muda quando somos diferentes dos outros e quando parece que algo está a falhar em nós. Na verdade, cheguei mesmo a assumir que eu era a falha.

Tal como Ed Sheeran passei por inúmeras terapias e médicos. Nada parecia funcionar e cada vez mais me distanciava das relações e de tudo o que exigia o puro e simples ato de falar qualquer coisa. Até o meu nome tinha medo de dizer por saber que poderia gaguejar e sentir-me mais uma vez humilhado.

Durante anos vivi aprisionado e revoltado. Mas um dia a vida colocou-me à prova. Sondou-me para saber se deixar de ser gago era mesmo o que eu queria. Se era mesmo esse o meu maior desejo.

Nesse dia chorei de raiva, de medo, de tudo. Dei socos na mesa, na parede, em mim. Sentia-me entre a espada e a parede. Travava a batalha da minha vida. Era viver ou morrer.

Felizmente decidi ir em frente e percorrer o caminho mais difícil mas, agora sei ter sido, o mais certo. Encontrei na leitura o que Ed Sheeran encontrou na música. Força, motivação e clareza.

Quando me sinto mais cansado ou mais ansioso ainda sou capaz de gaguejar. Mas isso não tem importância porque a minha anterior fraqueza é agora a minha determinação.

“Abraça quem és”. Com aceitação, com sinceridade, com amor próprio e com tal força até que as tuas fraquezas se dissipem e dêem espaço à tua Grandeza.

Responder ou não a um desafio é uma decisão nossa e não de outrem. Eu assumi a responsabilidade de seguir em frente e tudo mudou para melhor.

Espero que este meu testemunho te motive a isso e decidas, independentemente das tuas diferenças, avançar com a tua vida.