Transforma conhecimento em sabedoria!

Quando oiço pessoas comentar que necessitam mudar algo em suas vidas, reparo que a maior parte delas só o procura fazer quando já está em crise: quando o seu mundo já está a ruir. Quando já não conseguem suportar as coisas como estão nesse momento. Quando a situação financeira já está descontrolada e têm dívidas. Quando a sua relação com a família atingiu a rutura. Quando estão doentes. Quando já não se toleram a elas próprias.

Por que razão só procuramos mudar quando atingimos um nível mínimo de existência em que tudo perdeu o seu verdadeiro sentido?
Porque dói. Porque vivemos numa imensa dor que nos atormenta dia e noite. Porque ambicionamos que a situação limite em que nos encontramos termine rápido.

E se a mudança fosse programada quando estamos bem? Teremos mesmo de estar a sofrer para queremos que alguma coisa mude?

Culturalmente foi-nos ensinado que mudar, quando estamos na zona de conforto, é mau. A nossa sociedade produz mais vítimas do que líderes e todos os que ambicionam ir mais longe têm um árduo caminho pela frente. Não só pelo facto de a mudança exigir total foco e dedicação por quem quer mudar, mas também pelas barreiras culturais que têm de ser quebradas.

Já reparaste que os casos mais divulgados pela comunicação social tentam causar em nós o sentimento de pena e as pessoas envolvidas são vistas como vítimas? Como se não tivessem nenhum controlo sobre a sua vida?

Este sentimento, que é parte da nossa herança emocional, pode “emperrar” qualquer vontade em querer mudar. Pois vives de acordo com uma única perspetiva. Daquela que te “vendem” assim que nasces e que continuas a exercer ao longo da tua vida.

Tens de ser mesmo muito forte e determinado para “pensares fora da caixa” e ter a coragem suficiente para mudar de perspetiva. Precisas fazer algo diferente para que algo diferente aconteça.

Como podes mudar de perspetiva?
Podes mudar de perspetiva sabendo aplicar e personalizar o conhecimento que adquires com um propósito.

Podes mudar de perspetiva passando do saber ao saber como.

Ao saber está associado o conhecimento. Ao saber como a sabedoria.

Podes ter todo o conhecimento disponível, mas só através da sua aplicação e personalização à tua realidade, ao teu propósito, é que a magia da mudança irá acontecer.

Arrisco mesmo a dizer que a maioria das pessoas que pretende que algo mude em suas vidas tem acesso ao conhecimento ideal para o fazer. Só não sabe é como.

Existem milhares de livros e de cursos que dão o conhecimento necessário a qualquer tipo de mudança. Contudo, enquanto não o colocares em prática, sistematicamente, na tua vida continuarás a viver o que sempre viveste e terás sempre os mesmos resultados.

Do Saber ao Saber Como
Em primeiro lugar tens de ter acesso ao melhor conhecimento. Quando afirmo isto, refiro-me ao conhecimento que é mais indicado para ti. Para o teu caso. Para aquilo que queres resolver.

 

Lê os Melhores Livros. Aqueles que te fazem focar na cura e não no problema.

 

Em segundo lugar, apropria-te e aplica o conhecimento adquirido a episódios da tua vida. Testa-o. Adequa-o.

Quando o tiveres aplicado até que faça parte de ti, estarás no saber como e, sempre que o ambiente o exigir, estarás em posição de agir em resposta. Isto é sabedoria. Tornar o conhecimento em ação de tal forma que, com a sua aplicação e personalização, adquires novos comportamentos e novas formas de estar. Ou seja, estás à altura dos acontecimentos.

 

“Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara”
José Saramago

 

A mudança de perspetiva dar-te-á as coisas doutra forma. De um modo em que, assumindo o papel de observador, conseguirás obter outras soluções para os desafios que te perseguem. Serás um melhor líder de ti mesmo porque terás sempre acesso ao melhor conhecimento para tomares decisões.

Transforma o conhecimento em sabedoria. Lidera a tua vida de uma forma em que tens a habilidade de utilizar toda a informação disponível a teu favor. Passa do pensamento à ação!