Quem ambiciona escrever um livro, preocupa-se muito em saber como o fazer. Todos os que almejam tão notável objetivo querem que a obra tenha qualidade e se destaque perante todas as outras. Mas será que o «como» deve ser a primeira questão a colocar? É sobre isso que vou falar.
No meu livro, «Quero Escrever um Livro! E Agora?», abordo os pontos que devem ser tidos em consideração, e porque são cruciais, antes de se iniciar o processo de escrita. E existe uma razão para que tal aconteça: para que as bases sejam fortes o suficiente para suportar todo o processo.
Grande parte das pessoas que embarca na jornada que é escrever um livro, começa logo por escrever. Existe uma ideia, um sentimento de satisfação, e parece que apenas isso é suficiente. Na verdade, e porque esse comportamento está logo no início, quem começa a escrever um livro sem definir o seu «porquê», acaba por desisitir. A ideia não é testada como deve ser e a satisfação esvai-se com a falta de motivação e de… consistência. Ou seja, não foram contruídas as bases.
Um livro requer uma intenção que seja a sua força motriz, uma estrutura que garanta a maturidade e a consistência da obra, e, acima de tudo, um processo de escrita que passe por todos os níveis de construção (tal como a edificação de uma casa que, necessariamente, se inicia com as fundações).
O «como» será a menor das suas preocupações se as bases forem bem estabelecidas
Assim, antes de começar a escrever o seu livro:
- Defina o seu «porquê» e a sua intenção;
- Tenha bem claro que impacto deseja que as pessoas tenham ao ler o seu livro;
- Escolha a mensagem que quer transmitir;
- Estruture a sua mensagem;
- Utilize estratégias para manter a consistência no processo;
- Mantenha-se flexível e aberto a procure ajuda, se necessário.
Estas são apenas algumas das questões que deve ponderar. O «como» irá surgir mais facilmente quando as tiver respondido.
Escrever um livro é diferente de escrever um ou vários textos soltos. Há, embora em alguns casos possa não ser evidente, uma ordem, uma lógica, uma estrutura que permita com que o leitor usufrua de uma experiência. Afinal, o livro é um promotor de experiências.
Leia outros artigos sobre este tema no blog se ambiciona escrever um livro.
Comece, hoje mesmo, a escrever o seu livro
Convido-o, ainda, a iniciar a escrita do seu livro, inscrevendo-se, gratuitamente, no Desafio – O Meu Primeiro Livro.