Já conheceste alguém que tem o à vontade de falar sobre tudo? Que por ter no seu discurso uma perspetiva dinâmica e fundamentada consegue captar os ouvintes e levá-los a visualizar o que diz? E mesmo que essa pessoa não seja da área que está a falar consegue fazê-lo de uma forma coerente e argumentativa?
Possivelmente estás perante um bom leitor. Alguém que investe na leitura, no conhecimento e na sua própria expansão pessoal. Alguém que tem a habilidade de mudar de perspetiva sempre que o contexto assim o exige. Alguém que sabe potenciar os seus recursos internos. Alguém que quer mesmo ser bem sucedido!
Esta mudança de perspetiva só é possível porque o conhecimento adquirido está bem ancorado (arquivado) no teu cérebro, o que faz com que seja corretamente ativado pelo teu consciente sempre que a situação o exige.
Um exemplo é quando te pedem ajuda para indicares um caminho. Para que te seja possível responderes a esse pedido, o teu cérebro vai buscar essa informação de acordo com o conhecimento que tens acerca desse caminho. Basta que te faltem referências que sentirás dificuldade em explicar que direções e pontos de referência a pessoa deverá seguir para chegar ao local que pretende.
Quanto mais conhecimento organizado tens, mais hipóteses tens em decidir melhor!
Decidir melhor sobre o dizes e como dizes.
Decidir melhor com o que fazes.
Decidir melhor sobre a tua vida.
O nosso cérebro está constantemente a receber informação. Mas com tanto estímulo a que está sujeito, é normal que sintas dificuldade em reter o que pretendes. Se não reténs o que pretendes, certamente não poderás aplicar quando precisares.
A atenção que dás à informação que recebes determina a forma como a mesma será retida e a forma como será chamada (recall). Assim, quanto melhor preparares o teu cérebro para receber o que e quando precisas, mais informação pertinente poderás utilizar em teu benefício.
O estado certo para receber informação e gerar conhecimento.
Cerca de 50% de uma boa retenção de informação tem a ver com preparação. Levar o cérebro ao estado de plena recetividade é que é o desafio. A motivação e o controlo mental são determinantes para uma boa preparação e, sem estas, duvido que consigas reter e aplicar o que ambicionas.
A motivação é o impulso e o que te faz conectar com a informação. Para isso, sugiro-te que tenhas bem claro os teus objetivos. Quanto mais ressoarem dentro de ti, mais estarás aberto ao que a informação tem para te dar.
Quando preparo uma leitura escrevo nas primeiras páginas os meus objetivos. O que pretendo receber dessa leitura. Esta é uma técnica que qualquer um de nós pode utilizar. Simples, prática e poderosa!
A vida diária implica sempre agitação. Os fatores internos, como o stresse e a inquietação, e os fatores externos, como o ruído e a iluminação, influenciam a tua capacidade em reter informação. Enquanto andas na rotina do dia-a-dia com todos os afazeres e preocupações, estás em estado de alerta e o teu cérebro está na frequência beta (14-21 ciclos por segundo).
Embora esta frequência te ajude a realizar todas as tarefas que tens, pois estás em alerta, não te possibilita reter a informação que pretendes da melhor forma e certamente muito do que recebes está a ser diretamente arquivado no teu hemisfério direito. Ou seja, num arquivo de difícil acesso.
Já te questionaste por que razão te é difícil reter o que lês?
Não reténs porque não programas o teu cérebro para tal.
Quanto maior for o teu controlo mental, mais habilidades terás em gerar conhecimento aplicável. Mais possibilidades terás em manter o teu foco no que verdadeiramente é importante para ti.
O modo de aprendizagem ideal é quando o teu cérebro se encontra na frequência alpha (7-14 ciclos por segundo). Esta é a frequência mágica para a aquisição de conhecimento.
Neste nível, além de aumentares a tua memória, concentração e criatividade, estás no estado certo de consciência para armazenares informação no sítio adequado do teu cérebro e apto a utilizá-la sempre que precises.
Se pretendes rentabilizar as tuas leituras a um nível de excelência, precisas mesmo de saber quais as melhores técnicas para atingires o estado certo.
Estas informações que te dou são para que saibas que a chave para o sucesso está mesmo dentro de ti. Só tens de encontrar uma forma (a tua forma) de a utilizar.
O conhecimento faz a diferença na vida das pessoas e das organizações.
Todos os dias muitas vidas mudam significativamente quando sabem utilizar os recursos internos que possuem.
Só conseguirás realmente potenciar as tuas leituras quando souberes dominar a magnífica máquina que tens dentro de ti. O teu cérebro.
Vive a Tua Essência Através da Leitura!